A caravana da Rota COP30 amanheceu na estrada entre Xambioá e Aguiarnópolis, ainda no Tocantins, com destino ao Maranhão, e com o coração cheio de significado. Ontem, ao atravessar a pé os 2 quilômetros da ponte de Xambioá, que já está quase concluída, a equipe pisou em solo paraense pela primeira vez.
Hoje, a jornada segue com emoção redobrada rumo à Ponte de Estreito, um símbolo de reconstrução e de esperança para toda a região.
Ponte de Estreito: reconstruindo conexões e futuro
Em dezembro de 2024, o colapso da antiga ponte sobre o Rio Tocantins, que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), interrompeu um elo vital entre Centro-oeste e Nordeste. Agora, menos de um ano depois, a nova estrutura já se impõe sobre o rio como símbolo do avanço da infraestrutura brasileira.
Com 630 metros de extensão e 19 metros de largura, a nova ponte restabelece a ligação da BR-226 com a malha nacional, garantindo mais segurança, fluidez e integração para milhares de pessoas que dependem dessa rota todos os dias.
São R$ 171,1 milhões em investimentos federais aplicados em uma obra que já ultrapassa 75% de execução e deve ser entregue até o fim de 2025.





Entre fronteiras e biomas: rumo à Amazônia
Hoje a Rota COP30 cruza duas fronteiras, Tocantins, Maranhão e Pará, em um dos trechos mais marcantes da viagem. A vegetação muda diante dos olhos: o cerrado cede espaço à mata de transição amazônica, e o ar fica mais úmido. É a natureza anunciando a chegada à região que abriga a maior floresta tropical do planeta.
Aqui também se encontram três rodovias históricas do Brasil:
- BR-153, a Transbrasiliana, que segue rumo a Marabá (PA);
- BR-226, que liga o Nordeste ao Centro-Oeste;
- BR-010, que na Ponte do Estreito se funde à 226, formando a tradicional Rodovia Bernardo Sayão.

Imperatriz: o próximo passo do progresso
A 126 quilômetros dali, o Ministério dos Transportes avança com mais uma grande entrega: a segunda etapa da travessia urbana de Imperatriz (BR-010), obra chave para a modernização da rodovia BR-010 no extremo oeste do Maranhão.
O projeto vai duplicar vias, construir viadutos e pontes, e modernizar vários quilômetros de um trecho essencial para o turismo, para a logística e para a economia maranhense.
Localizada em uma das portas de entrada da Amazônia pelo Maranhão, a travessia urbana de Imperatriz transforma um trecho crítico em eixo de desenvolvimento. A melhoria da BR-010 facilita o acesso a destinos turísticos como a Chapada das Mesas, o Poço Azul e os rios Tocantins e Araguaia, ao mesmo tempo em que melhora o transporte de cargas, apoia serviços e impulsiona o comércio local.
Um dia histórico na Rota COP30
De Xambioá a Estreito, da reconstrução à esperança, o quarto dia da Rota COP30 simboliza a força de um país que avança por suas estradas, reconstrói suas pontes e renova suas conexões com o futuro.





